31 de julho de 2014
  • compartilhar:

Existe relação entre obesidade e puberdade precoce?

Pesquisadores da Universidade de Plymouth encontraram relação entre a puberdade precoce e a condição de obesidade entre as crianças, especialmente meninas.

Em 1920 o início da puberdade em meninas acontecia aos 14,6 anos. Hoje, acontece aos 10,5. Segundo os cientistas da Universidade de Plymouth, a obesidade infantil pode ser a culpada dessa puberdade antecipada, já que o ganho de peso provoca alterações nocivas para os níveis hormonais de uma criança. 
A equipe estudou os níveis de hormônio em 347 crianças de 5 a 15 anos. E descobriram que uma criança obesa aos 5 anos de idade tende a ter níveis mais baixos da proteína chamada Globulina Transportadora de Hormônio Sexual (SHBG).
A SHBG se liga aos hormônios sexuais, apresenta alta incidência na infância e vai diminuindo significativamente antes da puberdade, para permitir que a maturidade sexual aconteça. 
Os pesquisadores sugerem, portanto, que os distúrbios hormonais associados ao ganho de peso – combinados com inflamação – poderiam ser o mecanismo biológico que explica a relação entre a obesidade e a puberdade precoce. 
Para o chefe da pesquisa, Jonathan Pinkney,a relação é muito mais do que uma coincidência. “Maior proporção de jovens em todo o mundo tornaram-se obesos, e a idade da puberdade caiu. Estes resultados têm implicações significativas para o desenvolvimento das crianças e na saúde pública em todo o mundo. A redução da idade da puberdade, como resultado de ganho de peso precoce, acelera o desenvolvimento físico e psicossocial, a capacidade de reprodução e adultos com saúde mais fragilizada, a longo prazo”, disse.
O estudo foi publicado no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism (link)

comentários

assine nossa newsletter

nome

e-mail

especialidade