29 de agosto de 2016
  • compartilhar:

Exercício Físico e Envelhecimento

Exercício Físico e Envelhecimento

O envelhecimento é um processo de modificações biológicas envolvendo uma redução gradual da capacidade de adaptação, além de um aumento da vulnerabilidade a inúmeros problemas de saúde, tais como doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e lesões músculo-esqueléticas.  Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2050, o número de idosos (com idade superior a 60 anos) é estimado em 2 bilhões, correspondendo a aproximadamente 22% da população mundial.

Vários estudos relataram declínios relacionados com o envelhecimento em função locomotora, incluindo diminuições na força máxima de 30-50% e na capacidade aeróbica de até 60% entre as idades de 30 e 70 anos.  Declínios semelhantes ocorrem durante o envelhecimento também no visual, somatossensorial (informações sobre o estado geral do corpo e sobre o meio que o circunda), vestibular (ajuda a manter o equilíbrio) e sistemas biológicos neurológicos.

Vários estudos sobre o envelhecimento humano demonstram que os fatores de risco mais importantes ligados ao risco de queda incluem a força muscular dos extensores do joelho e dos flexores e extensores do quadril.  A alta incidência de quedas acidentais observada entre os idosos pode comprometer a sua qualidade de vida.

A capacidade de envelhecimento dos seres humanos para realizar as atividades da vida diária está fortemente relacionada com a manutenção dos principais elementos da aptidão física relacionada à saúde (isto é, capacidade aeróbica, a produção de força, equilíbrio e mobilidade). Baixa capacidade aeróbia e de produção de força aumentam o risco de morte prematura.   Ao longo das últimas décadas, a ciência tem apresentado um corpo substancial de provas, identificando múltiplos e plausíveis mecanismos biológicos para a eficácia do exercício físico na melhora da saúde.

Baseando-se nessas pesquisas, se postula que tanto o treino de força quanto o treino aeróbico podem atenuar o declínio dos processos envolvidos no envelhecimento. O treinamento aeróbico afeta significativamente a saúde cardiovascular e mostra algumas indicações de melhorar ou, pelo menos, manter a massa óssea.   Todavia, o treinamento de força tem sido considerado uma intervenção mais promissora para inverter a perda da função do músculo, da deterioração das estruturas muscular e óssea associadas com a idade avançada. Além disso, a força muscular respiratória pode ser aumentada porque, durante o treinamento de força, os músculos abdominais são utilizados como estabilizadores, através de contrações isométricas que mantêm a postura corporal, contribuindo para melhorar a força muscular.   Nesse sentido, alguns estudos sugerem que tanto as mulheres quanto os homens podem, no envelhecimento, obter ganhos notáveis de força e da função neuromuscular durante o treinamento de força de baixa frequência ou mesmo de frequência reduzida (uma ou duas vezes por semana).

CONCLUSÃO:

O treinamento de força é o método mais eficaz para a saúde dos ósseos e dos músculos, estimulando a hipertrofia e a força em todas as fases vida. Indivíduos idosos destreinados sofrem para desempenhar suas atividades diárias por causa dos baixos níveis de aptidão, assim, o treinamento de força deve ser um componente fundamental da prescrição de exercício para esses indivíduos e, assim, otimizar a chance de envolvimento mais tarde na atividade aeróbica.   Um programa de musculação deve consistir de uma a três séries de 8 a 12 repetições de 8 a 10 exercícios com intensidade moderada de duas a três vezes por semana.

Autor:

*Marcos Fortes, PhD
Doutor em Clínica Médica-UFRJ
Pós Doutor em Psicologia-UFJF
Pesquisador do IPCFEx – Exército Brasileiro
CV: http://lattes.cnpq.br/8294327645678412
Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército
Brazilian Army Research Institute of Physical Fitness

***

Imagems: Banco de Imagens Bigstock

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO