31 de agosto de 2010
  • compartilhar:

Excesso de Peso É Problema Entre Escolares

Excesso de Peso É Problema Entre Escolares
Por Beth Santos

A Pesquisa Nacional de Saúde Escolar 2009 (PeNSE), recentemente divulgada, revelou que o excesso de peso (sobrepeso e obesidade) é o principal problema nutricional encontrado entre os 60.973 adolescentes avaliados. O trabalho coletou informações entre estudantes da 9ª série do ensino fundamental, em 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

As maiores prevalências de obesidade foram encontradas entre os escolares da rede privada de ensino e nas cidades de Porto Alegre (10,5%), Rio de Janeiro ((8,9%) e Campo Grande (8,9%). A média geral das capitais ficou em 7,2%.

Do total da amostragem da pesquisa, 58.971 estudantes tiveram peso e altura checados. Enquanto o déficit de peso foi encontrado em apenas 2,9%, o sobrepeso chegou a 16,0% e a obesidade, 7,2%. A maioria (74,0%) estava dentro do padrão considerado adequado.

O levantamento constatou que 35,8% das adolescentes que se classificaram como muito gordas e 51,5% das que tentaram emagrecer, na realidade apresentavam peso normal. Entre os que tentaram ganhar peso, quase 90% tinham estado nutricional dentro dos padrões adequados.

Fonte: IBGE

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO