25 de março de 2011
  • compartilhar:

EUA: Mães com Excesso de Peso não Identificam o Problema em Família

EUA: Mães com Excesso de Peso não Identificam o Problema em Família
25 de março de 2011


Uma pesquisa conduzida por especialistas da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, mostra que mães com excesso de peso tendem a possuir uma imagem corporal equivocada tanto em relação a si mesmas quanto a seus filhos.

O estudo ouviu mais de cem mães e a mesma quantidade de crianças que vivem em áreas urbanas. Foram analisados os níveis de IMC (Índice de Massa Corporal), idade e fatores de risco cardíacos dos envolvidos. Para identificar as percepções corporais das pessoas ouvidas, foram usadas imagens de silhuetas, enquadradas em categorias diferentes, como peso normal, sobrepeso e obesidade. Os entrevistados foram convidados a escolher a imagem que melhor representasse o próprio corpo.

Os resultados mostram que 81,8% das mães obesas subestimam o próprio peso, em comparação aos 42,5% daquelas classificadas em sobrepeso, e aos 13,2% das que apresentavam peso normal. De forma similar, 86% das crianças obesas ou em sobrepeso demonstraram essa distorção de percepção do próprio peso corporal, em comparação a apenas 15% daquelas com peso normal.

Entre as mães de filhos obesos ou em sobrepeso, quase a metade (47,5%) pensava que os mesmos estivessem com o peso ideal.

Cerca de 66% das mães analisadas estavam em sobrepeso ou eram obesas, enquanto 38,9% das crianças apresentavam a mesma condição.

“Essa descoberta mostra que não apenas a obesidade é prevalente nas áreas urbanas dos Estados Unidos, mas também que os mais afetados por tal condição não têm consciência ou, então, subestimam o seu verdadeiro peso”, avalia Nicole E. Dumas, uma das autoras do estudo.

O trabalho foi apresentado, nesta semana, durante o Physical Activity and Metabolism/Cardiovascular Disease Epidemiology and Prevention 2011 Scientific Sessions, promovido pela American Heart Association, em Atlanta (EUA).

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO