16 de novembro de 2012
  • compartilhar:

Estudo Vai Testar Cirurgias para a Cura do Diabetes em Obesos

Estudo Vai Testar Cirurgias para a Cura do Diabetes em Obesos

Em parceria com o Ministério da Saúde, o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa fará um estudo comparando dois tipos de cirurgia bariátrica na cura do diabetes tipo 2 em pessoas com grau leve de obesidade. Os voluntários devem ser pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), com Índice de Massa Corporal (IMC) entre 30 e 35.

O estudo vai comparar três modalidades de tratamento: uma cirurgia experimental (gastrectomia vertical com interposição ileal), que ainda não foi aprovada; a cirurgia conhecida como bypass gástrico; e o tratamento só com remédios.

Segundo a Dra. Claudia Cozer, integrante do Departamento de Tratamento com Medicamentos da ABESO e coordenadora
do Núcleo de Obesidade e Transtornos Alimentares do Sírio-Libanês, a pesquisa vai mostrar se a cirurgia experimental também funciona e se há vantagens entre uma e outra.

A gastrectomia vertical com transposição ileal, não aprovada no Brasil, é a que o apresentador da Rede Globo de Televisão, Fausto Silva, se submeteu.

“Essa cirurgia precisa ser estudada para que a gente saiba definitivamente se ela é válida ou não”, afirma o Dr. Ricardo Cohen, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

Com a cirurgia bypass gástrico, de acordo com estudos realizados por pesquisadores brasileiros, incluindo o Dr. Cohen, após seis anos de acompanhamento, a remissão do diabetes foi observada em 88% dos pacientes com IMC entre 30 e 35.

Bruno Geloneze, endocrinologista e coordenador do Laboratório de Investigação em Metabolismo e Diabetes da Unicamp, comenta que “trata-se do primeiro estudo com desenho correto e, portanto, cientificamente válido sobre o tema”.

Os voluntários para o estudo serão divididos entre os três tratamentos e acompanhados por dois anos. Os interessados devem ligar para (11) 3155-1231 ou (11) 3155-0847.

Leia Mais:
Benefícios da Cirurgia Bariátrica Vão Além do Controle de Peso

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO