27 de dezembro de 2008
  • compartilhar:

Estudo Conclui que Incentivo Financeiro Ajuda a Perder Peso

Por Sandra Narita
Dezembro de 2008


Uma dieta com ganho financeiro funciona de forma mais eficaz. Essa foi a conclusão de uma pesquisa que estudou o comportamento de 57 pessoas obesas, incentivadas a emagrecer com ajuda de uma compensação em dinheiro. O estudo foi conduzido pela Universidade da Pensilvânia (EUA) e publicado na revista científica Journal of the American Medical Association.


Os participantes da pesquisa – com idades entre 30 e 70 anos – foram divididos em três grupos. Em um deles, as pessoas foram submetidas a um programa de loteria; eram informadas diariamente o quanto perderiam, em dinheiro, caso não atingissem a meta de perda de peso. Em outro programa, os participantes investiam um valor – entre 1 cent e três dólares. Nesse caso, recuperariam o dinheiro se conseguissem emagrecer, e ainda recebiam uma quantia extra, caso fosse ultrapassado o objetivo. O terceiro grupo foi o de controle. 


Após 16 semanas, os pesquisadores constataram que o incentivo financeiro rendeu perdas de peso: 6 kg no grupo de loteria e 6,5 kg no grupo que investia dinheiro. O grupo controle emagreceu, em média, 1,8 kg. No entanto, uma vez cancelado o retorno financeiro, o peso dos participantes voltou a subir. 


Segundo um dos responsáveis pela pesquisa, Kevin Vollp, a idéia foi criar um sistema de “recompensas no presente”. Ainda de acordo com o estudo, programas de emagrecimento são mais eficazes quando trazem benefícios imediatos. A pesquisa conclui ainda que, no caso da obesidade, incentivos a longo prazo ainda precisam ser avaliados. 


Saiba mais sobre a pesquisa: http://jama.ama-assn.org/cgi/content/abstract/300/ 


 


comentários

veja também

assine nossa newsletter

nome

e-mail

especialidade