08 de outubro de 2008
  • compartilhar:

Dia Nacional de Combate à Obesidade


Por Beth Santos
08 de outubro de 2008


Dia 11 de outubro é o Dia Nacional de Combate à Obesidade, doença que carrega a responsabilidade de ser a segunda causa evitável de morte no mundo. O objetivo da data é conscientizar a população sobre a importância de prevenir o sobrepeso, “estimulando as pessoas a optarem por atividades preventivas e saudáveis”, segundo o endocrinologista Marcio Mancini, presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO).


Segundo o especialista, a obesidade vem apresentando prevalência crescente e adquirindo proporções alarmantemente epidêmicas, “sendo um dos principais problemas de saúde pública da sociedade moderna”. O excesso de peso aumenta o risco de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, dislipidemia, doenças cardio e cerebrovasculares, alterações de coagulação, doenças articulares degenerativas, apnéia do sono, entre outras.


Os índices mundiais de excesso de peso (IMC de 25 a 29,9 Kg/m²) variam, mais freqüentemente, de 50% a 75% da população. No Brasil o índice geral está em mais de 40%. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), há cerca de um bilhão de obesos no mundo.


Fatores nutricionais, fisiológicos, genéticos, psiquiátricos e psicológicos, comportamentais e ambientais podem levar à obesidade. Excessos e inadequação alimentares, além do sedentarismo, são fatores que precisam ser modificados para que o tratamento do problema seja eficaz.


Leia mais:

Brasil Tem Mais de 40% dos Adultos Acima do Peso
http://www.abeso.org.br/reportagens/brasil_mais_40_porc_acima_peso.htm 


Obesidade Infantil no Brasil Avança para Índice dos EUA
http://www.abeso.org.br/reportagens/obesidade_infantil_avanca_indice_eua.htm


Um Panorama da Hipertensão e da Obesidade no Mundo
http://www.abeso.org.br/reportagens/panorama_hipertensao.htm


 


comentários

veja também

assine nossa newsletter

nome

e-mail

especialidade