25 de novembro de 2014
  • compartilhar:

Contato excessivo entre organelas celulares perturba metabolismo

Pesquisadores da Harvard School of Public Health (HSPH) descobriram um novo mecanismo que causa diabetes tipo 2, que poderiam ser direcionados para prevenir ou tratar a doença. A pesquisa destaca um caminho molecular não reconhecido previamente que contribui para a disfunção de células hepáticas em obesidade, que conduz a resistência à insulina e diabetes.

O estudo foi publicado on-line em 24 de novembro de 2014 na revista Nature Medicine.

"Enquanto está bem estabelecido que a obesidade gera estresse celular e molecular que leva a funcionamento anormal de muitos processos celulares, os mecanismos ainda permanecem incompreendidos", disse o autor sênior Gökhan Hotamisligil S., presidente do Department of Genetics and Complex Diseases and the Sabri Ülker Center for Nutrient, Genetic, and Metabolic Research. "O nosso estudo revelou que um destes mecanismos envolve mudanças estruturais metabólicas induzidas por stress em células hepáticas que comprometem a sua função."

Os pesquisadores usaram microscopia eletrônica e outras técnicas de imagem para ver milhares de células do tecido do fígado de ratos magros e obesos. Contaram cada um dos pontos de contato entre dois organelos celulares do retículo endoplasmático (ER) e mitocôndrias, demonstrando pela primeira vez que o número de ligações destes chamado MAMs aumenta acentuadamente durante a obesidade.

Sob condições normais, estas ligações são necessárias para a função de ambos os organelos. No entanto, os co-autores Ana Paula Arruda, Benedicte Pers, e colegas, demonstraram que a conectividade aumentada resultou em um excesso de cálcio a ser transferido a partir do ER para a mitocôndria, que resulta em sobrecarga mitocondrial. Os investigadores utilizaram moléculas sintéticas para diminuir a distância física entre o ER e as mitocôndrias em células e em tecido do fígado, e descobriram que essa intervenção e o comprometimento da função mitocondrial em ratos mais sensíveis a dieta induzida rica em gordura leva a resistência à insulina e diabetes.

Mais na Nature Medicine, de 24 de novembro.

 

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO