20 de fevereiro de 2019
  • compartilhar:

Congresso da Abeso aborda a Obesidade e a Síndrome Metabólica em todos os seus aspectos

Os maiores especialistas de Obesidade e Síndrome Metabólica do Brasil estarão reunidos em São Paulo, entre os dias 18 e 20 de abril, no Hotel Transamérica durante a décima oitava edição do Congresso Brasileiro de Obesidade e Síndrome Metabólica (CBOSM2019). A expectativa é receber dois mil congressistas para discutir os avanços na área.

“O programa está bem prático, com temas que vão ajudar os profissionais a tratar a Obesidade, mas também muito forte do ponto de vista científico, ao trazer os últimos estudos em Obesidade e Síndrome Metabólica realizados no Brasil e no mundo, com análises consistentes”, destaca a presidente do Congresso, a endocrinologista Cintia Cercato, que já presidiu a Abeso.

A Obesidade nas diferentes fases da vida é dos destaques desta edição de 2019. Com aumento do número de casos de Obesidade, ela tem atingido várias camadas da população e várias faixas etárias. Acaba surgindo em uma fase cada vez mais precoce da vida, com aumento dos riscos e comorbidades na fase adulta, mas também têm atingido os idosos, exigindo cuidados específicos, favorecendo, por exemplo, a Sarcopenia.

A Saúde do Homem é um tema de grande importância e não podia ficar de fora do programa do CBOSM2019. Um de seus simpósios terá como tema o hipogonadismo e também se discutirá a relação entre a Obesidade e a infertilidade masculina.

Outro destaque fica por conta dos aspectos psiquiátricos da Obesidade, como “Depressão e Obesidade – uma via de mão dupla?”, os efeitos metabólicos os psicofármacos e o suicídio pós-cirurgia bariátrica. Assuntos que mostram a complexidade da Obesidade e que respeitam os diversos aspectos da doença, sem esquecer a Saúde Mental.

Também relacionada aos aspectos psiquiátricos, a Compulsão Alimentar, presente em 60 a 70% de casos de Obesidade Moderada e Grave. Os pacientes têm novidade este ano, com a aprovação do primeiro medicamento, indicado em bula, para o tratamento da condição, o dimesilato de lisdexanfetamina.

Não faz muito tempo que os cientistas começaram a entender a extensão das relações entre a microbiota intestinal e o hospedeiro humano. Mas a pesquisa na área tem grandes avanços e estudos recentes destacam o seu impacto em várias vias metabólicas, inclusive com impacto direto sobre o desenvolvimento da Obesidade. O assunto será tema da Conferência.

O tecido adiposo marrom, outra frente que tem recebido cada vez mais atenção das pesquisas, será um dos temas do convidado internacional, Eric Ravussin, professor na Louisiana State University. Sua pesquisa mais recente se concentra na base molecular da obesidade e suas comorbidades. Seus estudos visam compreender os mecanismos moleculares que determinam a variabilidade interindividual no gasto de energia, oxidação de gordura e balanço energético em resposta à restrição calórica, aumento ou diminuição da atividade física, superalimentação ou condições fisiológicas como puberdade, gravidez ou menopausa. Ravussin já orientou mais de 60 bolsistas de pós-doutorado em sua trajetória. O cientista é editor-chefe da Obesity desde 2012.

A relação entre Obesidade e Diabetes, o desenvolvimento e pesquisas de novos medicamentos, questões relacionados ao risco cardiovascular e outras doenças associadas, dietas, nutrição, atividade física, cirurgia bariátrica, novas técnicas, novas frentes de pesquisa, a continuidade de pesquisas no campo do cérebro, relacionadas ao hipotálamo e ao centro de regulação da fome/saciedade. O Congresso da Abeso abrande todas as frentes de tratamento da Obesidade, e destaca trabalhos na área, inscritos no Congresso.

Informações e Inscrições: www.abeso2019.com.br

 

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO