27 de dezembro de 2007
  • compartilhar:

Cientistas Descobrem Genes que Armazenam Gordura

Aristeu Araújo
27 de dezembro de 2007


Uma pesquisa norte-americana mostra como a gordura é armazenada nas células do corpo humano. A descoberta, de acordo com os cientistas, pode abrir caminho para novos tratamentos da obesidade.


O estudo, feito no Albert Einstein College of Medicine, em Nova York, identificou dois genes que controlam o armazenamento da gordura. Descobriu-se que o acúmulo é feito em forma de gotículas lipídicas dentro de uma camada de psopolídios e proteínas.


Os pesquisadores ressaltam, no entanto, que esse processo é importante para permitir que o organismo utilize a gordura como fonte de energia. O excesso é que causa a obesidade.


O estudo foi publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.


Os genes estudados são chamados de FIT1 e FIT2. Testes mostraram que, ao inserir exemplares adicionais desses genes, o número de gotículas lipídicas criadas pelas células aumentou em até seis vezes.


Em um outro teste em ratos de laboratório, ao suprimirem o gene FIT2 das células de gordura, houve uma redução significativa da produção de gotículas. O estudo englobou outros testes com resultados também promissores.


O pesquisador David Silver, que liderou o estudo, disse que novos medicamentos poderão ser desenvolvidos para auxiliarem no tratamento da obesidade.


 

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO