14 de setembro de 2011
  • compartilhar:

Ciência Comprova Benefício do Chá Verde Contra Obesidade

Ciência Comprova Benefício do Chá Verde Contra Obesidade

Estudo realizado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq) acaba de comprovar que o consumo do chá verde traz benefícios na luta contra o excesso de peso e a obesidade.

Na pesquisa, a taxa metabólica de mulheres com sobrepeso e obesidade grau 1 foi comparada em períodos pré e pós consumo de chá verde, aliada ou não à prática de exercício físico.

O experimento faz parte da pesquisa realizada pelo Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN), da Esalq, que também avaliou a aceitabilidade do chá verde, assim como possíveisreações adversas causadas pelo seu consumo.

O estudo analisou os efeitos do consumo de chá verde e da prática ou não de exercício físico resistido sobre a Taxa Metabólica de Repouso (TMR) e a composição corporal em mulheres com Índice de Massa Corporal (IMC) entre 25 a 35 kg/m.

Divididas em quatro grupos, as voluntárias seguiram o protocolo da pesquisa durante dois meses. O grupo 1 tomou chá verde; o grupo 2, placebo. Por outro lado, o terceiro grupo ingeriu o chá e praticou exercício, enquanto o quarto tomou placebo, mas não se exercitou.

Resultados

Ao final da pesquisa, verificou-se que o grupo 1 perdeu uma quantidade de peso bastante significativa para o período de estudo: cerca de 5,7kg, com manutenção da massa magra.

Já o grupo 2, que utilizou o placebo, não perdeu peso e ainda ganhou massa gorda e diminuiu a massa magra.

O grupo 3, que aliou exercício físico de resistência ao chá verde, mudou suacomposição corporal, apresentando maior perda de gordura, maior ganho de massa muscular, maior aumento de força muscular e redução dos níveis de triglicérides superiores aos do grupo 4 (placebo com exercícios físicos de resistência).

O estudo foi realizado por Gabrielle Aparecida Cardoso, aluna do programa de pós-graduação de Ciência e Tecnologia dos Alimentos da Escola Superior de Agricultura Luiz Queiroz (USP/Esalq), com apoio da bolsa de mestrado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e orientação daprofessora Jocelem Mastrodi Salgado, do LAN.

Benefícios

Segundo o estudo, o chá verde é a segunda bebida mais consumida no mundo e contém grande quantidade de compostos que proporcionam vários benefícios à saúde. Entre eles, a redução do risco de doenças cardiovasculares e de alguns tipos de câncer, melhoria das funções fisiológicas, efeito anti-hipertensivo, proteção ultravioleta e aumento da densidade mineral óssea.

Leia Mais: 
O Ministério da Saúde Confirma: o Número de Obesos no País Cresce a Cada Ano
Atividade Física Versus Predisposição Genética
Metade dos Brasileiros Adultos Tem Sobrepeso
Índices Subiram de 42,7 para 46,6%


comentários

assine nossa newsletter

nome

e-mail

especialidade