31 de março de 2011
  • compartilhar:

Câmara dos Deputados Promove Debate sobre Anorexígenos

Câmara dos Deputados Promove Debate sobre Anorexígenos
Por Beth Santos

Para debater a Nota Técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que prevê o banimento dos medicamentos inibidores de apetite, a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados convidou diversos especialistas no assunto para reunião de audiência pública na terça-feira, dia 5 de abril, às 14h30m, em Brasília.

Os quatro principais convidados, que participarão dos debates, são: o Presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Airton Golbert; a Presidente da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (ANFM), Maria do Carmo Garcez; o Diretor da Anvisa, Dirceu Barbano; e o Presidente do Conselho Federal de Medina (CFM), Roberto Luiz D’ávila. A Presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), Rosana Radominski, foi convidada a assistir ao encontro.

O debate na Câmara dos Deputados é uma espécie de desdobramento da  audiência pública  realizada pela Anvisa no final de fevereiro para discutir o polêmico assunto. Na ocasião, dezenas de especialistas de diversos estados estiveram presentes e um grande número deles, incluindo a Presidente da ABESO, se manifestou contra a retirada dos medicamentos antiobesidade do mercado nacional.

Abaixo-Assinado
Na antevéspera da audiência pública da Anvisa, a ABESO colocou no ar em seu site um abaixo-assinado aberto a “todos os que são contra a retirada da sibutramina e dos anorexígenos de ação central (anfepramona, femproporex e mazindol)”. Ate a manhã do dia 31 de março o documento já havia registrado 1695 adesões, com diversos comentários de pacientes e especialistas.

Leia Artigo do Especialista
A propósito da ameaça de retirada dos medicamentos antiobesidade do mercado, o endocrinologista Marcio Mancini – ex-Presidente da ABESO, atual responsável pelo Departamento de Epidemiologia da entidade e membro do Departamento de Obesidade da SBEM – escreveu
artigo em que argumenta detalhadamente a favor da não proibição dos medicamentos.

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO