04 de novembro de 2021
  • compartilhar:

Bem Estar #113: o veto aos remédios para obesidade e as alternativas para quem precisa perder peso.

O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a lei que permitia a produção, comercialização e consumo de quatro medicamentos para emagrecimento no Brasil: sibutramina, anfepramona, femproporex e mazindol. A lei, que foi sancionada em 2017, permitia que os medicamentos fossem vendidos com receita médica específica. Mas ela contrariava uma decisão da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que em 2011 já tinha vetado o uso dessas drogas. Na época, a agência só liberou a sibutramina, mas limitou seu uso a, no máximo, dois anos.

A decisão do STF foi comemorada pela Anvisa. mas não é unanimidade entre os médicos.

Por que esses remédios são tão controversos? De que forma eles agem no organismo dos pacientes? Podem causar dependência? Quais são os efeitos colaterais e os riscos do seu uso contínuo?

Nos últimos 17 anos a obesidade dobrou no país. Não existe dúvida de que estamos diante de uma doença crônica. Quais são as alternativas pra quem precisa perder peso? Elas estão disponíveis no Sistema Único de Saúde, o SUS?

Sobre esses assuntos, Valeria Almeida vai conversar com a Dra. Cintia Cercato, endocrinologista da USP e presidente da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica) e com o Dr. Táki Cordás, psiquiatra, fundador do Ambulim e coordenador do Programa de Transtornos Alimentares do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP.

Link da matéria do Portal G1/Globo.com: https://g1.globo.com/bemestar/podcast/noticia/2021/10/20/bem-estar-113-o-veto-aos-remedios-emagrecedores-e-as-alternativas-para-quem-precisa-perder-peso.ghtml

veja também

assine nossa newsletter

    nome
    e-mail
    especialidade