07 de novembro de 2011
  • compartilhar:

Atividade Física Reduz Ação de Gene da Obesidade

Atividade Física Reduz Ação de Gene da Obesidade

O gene FTO, ligado à obesidade e ao acúmulo de gordura, pode ter sua ação diminuída em 30% através da rotina de atividades físicas. A descoberta, realizada por médicos britânicos, acaba de ser divulgada na publicação científica “PLoS Medicine”.

De acordo com o estudo, o risco de desenvolver a obesidade foi reduzido entre os adultos que tinham o gene FTO, mas eram fisicamente ativos, fazendo pelo menos 30 minutos deexercícios físicos, cinco dias por semana.

Após extensa revisão da literatura sobre obesidade, os autores da pesquisa convidaram especialistas que já haviam estudado o FTO a participarem desse novo estudo, que analisou mais de 218 mil adultos.

Cerca de 3/4 dos participantes da pesquisa eram fisicamente ativos e o risco de ficar obeso diminuiu em 22%. Já os que tinham o gene e não se exercitavam tinham 23% mais chances de desenvolver a doença.

Segundo uma das autoras do estudo, Ruth Loos, epidemiologista da Universidade de Cambridge, a descoberta mostra que mesmo os que já estão predispostos à obesidade são sensíveis aos benefícios de atividades físicas. Dessa forma, não se pode culpar apenas a genética pelo excesso de peso.

O médico J. Lennert Veerman, da Escola de Saúde da População da Universidade de Queensland, na Austrália, compartilha a mesma opinião da Dra. Ruth Loos. Para ele, uma dieta saudável e exercícios produzem o efeito desejado no combate ao sobrepeso, mesmo que a genética tente atrapalhar.

E mesmo que a redução dos riscos de desenvolver obesidade tenha sido a mesma, independente de sexo ou raça, a pesquisa evidenciou que os efeitos eram mais nítidos entre osnorte-americanos do que entre os europeus. Na opinião da Dra. Loos, a diferença pode ser entendida por uma série de fatores, como o tipo de exercício físico praticado em cada continente.

Leia Mais:
Restrição Calórica ou Exercício
Exercício Vai Além da Queima de Calorias

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO