19 de janeiro de 2022
  • compartilhar:

Apps que dão nota para alimentos: prós e contras

Nomes difíceis de pronunciar e escritos com letras miúdas te lembram alguma coisa? Provavelmente você respondeu os rótulos dos alimentos nas prateleiras dos supermercados, mercearias e padarias. Alguns são conhecidos por fazerem mal à saúde: refrigerantes e embutidos estão nesta lista. Já outros são vistos como saudáveis pelo senso comum, mas possuem vários componentes artificiais, como é o caso de algumas barrinhas de cereal. Por isso é importante ficar atento aos rótulos, por mais que eles não ajudem. Mas com ajuda profissional e da tecnologia, essa missão pode ficar menos complicada.

“Desrotulando” no dia a dia

Até que ponto os produtos do seu carrinho são saudáveis? Já pensou se eles tivessem uma nota de acordo com a sua tabela nutricional? Essa é a proposta do aplicativo gratuito Desrotulando, que faz o scanner dos códigos de barras e atribui uma nota de 0 a 100 para cada alimento. Basta apontar a câmera do smartphone para o código na embalagem. Com um banco de informações, ele é capaz de classificar os produtos de acordo com as quantidades de açúcar, gordura trans, sódio e etc. Alimentos ultraprocessados tendem a perder pontos, enquanto alimentos com fibras e ingredientes orgânicos recebem maior pontuação.

“Este app segue as diretrizes do Guia Alimentar para a População Brasileira que recomenda que o indivíduo tenha uma alimentação baseada em alimentos naturais e minimamente processados. Porém, para ser bem aproveitado, é importante que as pessoas saibam interpretar os rótulos”, explica Mônica Beyruti, nutricionista do departamento de nutrição da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO).

Mais prós do que contras?

De acordo com Beyruti, há pontos positivos claros em usar esses aplicativos. Pensando nos profissionais de saúde, ter o app no celular pode ajudar no dia a dia de trabalho. Já para o paciente, é interessante porque ele pode estimular a consciência sobre suas escolhas alimentares. Apesar dos benefícios, a nutricionista não recomenda o download do aplicativo sem que exista conhecimento sobre o assunto e orientação de um profissional. “A alimentação equilibrada vai muito além do contar calorias e a orientação nutricional será essencial para que essas facilidades sejam usadas da melhor forma possível, sem exageros ou prejuízos”, analisa a especialista.

Acesse o link do Portal da academia Bodytech: https://blog.bodytech.com.br/apps-que-dao-nota-para-os-alimentos-entenda-pros-e-contras/

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO