22 de junho de 2012
  • compartilhar:

Álcool e Cirurgia Bariátrica

Álcool e Cirurgia Bariátrica

Dois anos após serem submetidos à cirurgia da redução do estômago, pacientes obesos correm mais risco de abuso e dependência de álcool. A conclusão veio de um estudo da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos.

A pesquisa, publicada esta semana na revista Journal of the American Medical Association 
(Jama), chegou a ser antecipada na internet durante o encontro anual da Sociedade Americana de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

De acordo com os pesquisadores, a probabilidade é maior entre as pessoas que optaram pelos métodos gastrectomia vertical (conhecida como sleeve) e gastroplastia com desvio intestinal em Y de Roux, também denominada de
 bypass gástrico, o tipo mais popular dessa cirurgia no mundo e responsável por 70% do total analisado na pesquisa.

A análise foi realizada em 2.458 adultos que fizeram cirurgia bariátrica entre 2006 e 2011, em dez hospitais americanos. Cerca de 80% eram mulheres, 87% de cor branca, com idade média de 47 anos e Índice de Massa Corporal (IMC) de 45,8.

O teste usado foi o de Identificação de Transtornos por Uso de Álcool, que verifica sintomas de dependência e prejuízos, com uma pontuação igual ou superior a oito.

Dessa forma, o grupo de maior risco foi encontrado em pacientes jovens do sexo masculino, fumantes, consumidores regulares de álcool e usuários recreativos de drogas.

A prevalência de sinais não teve muita diferença entre um ano antes e um depois da cirurgia (7,6% e 7,3%, respectivamente), mas foi maior (9,6%) no segundo ano de pós-operatório.

Se dois pontos percentuais de aumento podem parecer pouco, vale ressaltar que esse número é capaz de representar mais de 2 mil americanos com potenciais problemas de álcool e necessidade de acompanhamento pessoal, financeiro e social.

Os efeitos a longo prazo da cirurgia bariátrica com relação ao abuso de álcool ainda devem ser realizados em novos trabalhos.

Leia Mais:
Benefícios da Cirurgia Bariátrica Vão Além do Controle de Peso

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO